Gerir uma oficina mecânica não é tarefa fácil, controlar seu estoque, os pagamentos a fornecedores, recebimentos de clientes e demais detalhes operacionais, em sintonia com a execução dos serviços e seus acompanhamentos, pode demandar de muitas horas todos os dias.
Com a tecnologia tem tornado cada vez mais fácil estruturar um negócio, de modo a torná-lo mais organizado e competitivo. Existem soluções tecnológicas que colaboram nas mais diversas frentes desse tipo de empreendimento. Ainda não está convencido?
Uma boa ferramenta de gestão permite que todos os dados do negócio sejam consultados de forma mais simples, facilitando a tomada de decisões e evitando problemas comuns, como quebra de estoque. Com um controle mais eficiente, sua oficina se torna mais produtiva e, consequentemente, ganha maior competitividade.
Muitas empresas possuem softwares de gestão que apenas atendem parcialmente os controles gerenciais, fazendo com que o empresário não tenha tempo de fazer a gestão para o crescimento de seu negócio. Se você é empreendedor e ainda não sabe qual o lucro sua empresa está gerando ao final de cada mês, ou ainda não tem o controle de suas despesas na palma da mão, é hora de pensar em alguma ferramenta de gestão na sua empresa.
Continue a leitura de nosso post para entender as vantagens de investir em um sistema de gestão para oficina mecânica!
PORQUE TER UM SISTEMA DE GESTÃO?
Ao optar por um sistema de gerenciamento e atendimento, juntamente de outras ferramentas tecnológicas, garantir um serviço exclusivo e de qualidade ao cliente. Com as facilidades proporcionadas pela tecnologia, empresa de todas os ramos buscam por um relacionamento mais próximo com o seu público-alvo. Sem perder a segurança e agilidade nos processos.
Atualmente, é imprescindível a utilização de um software de gestão em sua oficina mecânica, para causar uma impressão positiva no consumidor e acabar com aquela imagem de que todas as oficinas não possuem “organização”.
Em qualquer área, manter um controle eficiente dos dados do negócio é fundamental para melhorar a gestão. As informações permitem que os estoques sejam melhor administrados, assim como pagamentos, cobranças, remuneração de colaboradores, cadastro de clientes, entre outros.
Com isso, a produtividade aumenta, e o empreendimento conquista maior competitividade.
Imagine, por exemplo, que um cliente necessite de uma determinada peça para viabilizar o reparo em seu veículo, mas ela não está disponível no seu estoque e o fornecedor não tem para pronta-entrega. O que vai acontecer? Sim, o motorista procurará outra oficina, para não ficar com o carro parado na garagem.
Um bom sistema de gestão também é uma ferramenta importante para essa atividade, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços.
O QUE VOCÊ GANHA COM UM SISTEMA DE GESTÃO PARA SUA OFICINA?
A tecnologia, sem dúvida, facilitará diversos controles internos em seu negócio, também vai ser determinante nos próprios processos diários, que podem ser realizados com muito mais rapidez e agilidade. Ao implementar sistemas automatizados de monitoramento, por exemplo, suas atividades se tornam padronizadas, gerando métricas para mensuração da produtividade dos funcionários.
Com esses resultados, você está apto a identificar o que pode comprometer a rentabilidade do negócio — além de implementar estratégias que fomentam a eficiência operacional.
Essas estratégias devem abarcar o registro de todas as atividades que são realizadas diariamente, todos os trabalhos em andamento, fluxo de caixa, tempo dedicado a cada atendimento ou reparo etc.
Melhor organização de dados financeiros e bancários
Com o registro de todas as entradas e saídas e a emissão de relatórios, fica mais fácil controlar os pagamentos, emitir cobranças e planejar investimentos. Além disso, a identificação de gargalos ou perdas também é facilitada.
Controle de estoques mais eficaz
Ao cadastrar todos os itens do estoque, com data de entrada, preço de compra e de venda e quantidade, o empreendedor poderá ter uma visão mais ampla das peças e produtos com maior demanda e também aqueles que proporcionam melhor rentabilidade.
Além disso, é possível antecipar compras antes que a mercadoria falte no estoque. Sem urgência, sempre é mais simples fazer cotações e buscar a melhor relação custo-benefício em novos pedidos.
Cadastro de clientes e melhoria do atendimento
A funcionalidade de cadastro deve permitir diversas ações, como a inclusão de histórico de serviços, forma de pagamento preferida, quantidade de clientes por turno ou dia da semana, ticket médio de cada um, tempo de execução do serviço, modelo do veículo, entre outras.
Com isso, é possível manter um relacionamento mais próximo com o cliente, tratando-o de forma personalizada. O histórico de compras e de atendimento, por exemplo, permite identificar quais os serviços utilizados e a sua periodicidade.
A partir disso, é possível estabelecer estratégias para fidelizar o cliente, como o envio de mensagens lembrando que já está na hora de uma nova revisão ou informando que as mercadorias de seu interesse estão com condições especiais.
COMO ESCOLHER UM BOM SISTEMA PARA OFICINA MECÂNICA?
Agora que você já percebeu as vantagens de contar com um sistema de gestão para sua oficina, é importante definir qual é o mais adequado para a sua necessidade.
Embora existam várias opções de ferramentas de gestão no mercado, é importante também escolher um sistema especializado para o segmento. Afinal, existem diversas particularidades em uma oficina que precisam ser contempladas, como o tempo de execução médio de cada reparo e o tipo de peça com maior e menor demanda por parte de clientes.
Além disso, é importante que o fornecedor do sistema ofereça um suporte específico para atendimento aos mecânicos, para esclarecimento de dúvidas e orientação sobre o uso. Afinal, a ferramenta precisa resolver as questões específicas do seu negócio e ser funcional.
Para ser reconhecido como uma empresa moderna, profissional e eficiente, vale a pena investir em um sistema para oficina mecânica. Com esse diferencial, você ganha tempo, aumenta a qualidade dos serviços prestados, reduz perdas, fica em dia com as obrigações contábeis e legais e, principalmente, garante a satisfação do cliente.
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